segunda-feira, 17 de julho de 2017

PORQUE EU MEDITO E PORQUE VOCÊ DEVERIA MEDITAR TAMBÉM

 Nós somos o que somos a relativamente pouco tempo na história da vida na terra. A vida demorou BILHÕES de anos pra se tornar o que é hoje, mas os seres humanos modernos existem apenas a 200 mil anos, a parte do cérebro que nos torna humanos, o chamado córtex pre-frontal, é uma parte muito recente do nosso cérebro e tem funções que são secundárias pra vida. Poderíamos viver facilmente sem um córtex pré-frontal, mas não seríamos humanos, seríamos outra coisa.

 Partes mais antigas do cérebro, chamado de cérebro reptiliano são mais vitais pra vida, essas partes controlam a respiração, batimentos cardíacos, instintos sexuais, fome e outras coisas que nos mantêm vivos e garante a nossa sobrevivência aqui na terra, e o nosso cérebro animal. Esse é o lado bom, qual é o lado ruim? O lado ruim é que, por ser a parte mais antiga do nosso cérebro, é também a parte que está no comando.

 A gente gosta de acreditar que está no comando de nossas vidas, mas a verdade é que nós NÃO PASSAMOS DE UM BANDO DE MACACOS, não estamos no controle de quase nada. O que o seu cérebro reptiliano decidir, está decidido e como é ele quem controla o nosso comportamento, você vai fazer exatamente como ele mandar. Se você experimenta cocaína você tem uma explosão de endorfina no seu cérebro, e o que o seu cérebro reptiliano pensa imediatamente? Porra, essa sensação é muito boa, eu costumo sentir essa mesma sensação quando o corpo transa, ou quando eu como, então cocaína deve ser tão vital pra vida quanto é fuder ou comer, então você em pouco tempo tá viciado em cocaína e não consegue mais se livrar (a não ser com muito sacrifício) porque você é uma putinha do seu cérebro, você faz o que ele manda, ele tá no controle. A parte do cérebro que te faz ser humano, que sabe que drogas fazem mal, que sabe que comer de mais faz mal, que sabe que comer a mulher do chefe faz mal, é a parte do cérebro mais jovem, a que menos tem moral e a que primeiro sai de cena nos momentos críticos e quem se fode é você.

 Meditação é a prática que fortalece o córtex pré-frontal, isso é tudo que você precisa saber. Meditação é como a academia que fortalece a parte do seu cérebro que te torna humano, que te dá livre arbítrio de fato, que te dá auto controle, que te dá PODER.



 Você já olhou alguma vez a sua volta e pensou "como diabos eu vim parar aqui nessa vida de merda?" Você não tá casado com quem queria, não mora no lugar que queria, tem um trabalho que não gosta, tá gordo ou gorda igual uma porca, ninguém te respeita, nem a sua mãe? Isso acontece porque você vem vivido a sua vida no piloto automático, você não toma decisões de verdade, você vive a sua vida sempre pensando no passado, no futuro ou em outro lugar, mas nunca no presente, nunca aqui e agora. Quando uma decisão importante aparece diante de você, você não está aqui e o piloto automático toma a decisão por você que é sempre seguir pelo caminho mais fácil e adivinha onde é que você chega caminhando a vida toda pelo caminho mais fácil, isso mesmo, você chega aí.

 Existe muitas coisas que você pode fazer pra retomar o controle da sua vida, mas se me permite te sugerir a primeira, eu diria que você precisa começar a meditar, precisa começar a prender ficar AQUI E AGORA, porque aqui e agora é onde a vida está realmente acontecendo e nada melhor do que a meditação pra desenvolver essa habilidade de estar vivendo no presente.

 Existem muitas técnicas de meditação, eu vou falar sobre a minha: O nosso lado animal se distrai com muita facilidade, principalmente quando a gente tá em alguma situação desconfortável, a gente arranja alguma coisa melhor pra colocar nossa atenção. Eu por exemplo como. Se eu tô cansado eu como, se tô entediado, eu como, se tô nervoso eu como, se eu tô feliz eu como, se tô triste eu como e você pode entender porque eu cheguei a pesar 150kg. É com esse desconforto que a gente tem que se acostumar, a gente tem que aprender a ficar desconfortável e não apagar, não entrar no piloto automático e é isso que eu faço na minha meditação, eu sento em algum lugar e fico lá sem me distrair, se me mexer, sem estalar os dedos, sem pensar no capítulo de ontem da novela... Quando eu me distraio, eu volto e aceito o desconforto. Tento ficar confortável com o desconforto de existir.

 Eu as vezes me imagino como sendo um cachorro que tem que se controlar pra não correr atrás da bolinha toda vez que a imaginação joga uma. As vezes eu me distraio e me pego pensando na morte da bezerra, mas quando percebo eu volto meu pesamento pro presente  e fico nesse embate até o despertador tocar depois de angustiante meia hora tentando não fazer nada. Com o tempo e consistência melhora. Boa sorte seu animal imundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORQUE EU MEDITO E PORQUE VOCÊ DEVERIA MEDITAR TAMBÉM

 Nós somos o que somos a relativamente pouco tempo na história da vida na terra. A vida demorou BILHÕES de anos pra se tornar o que é hoje, ...